Outubro Rosa: Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Mama
O Outubro Rosa é uma campanha que chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e também do câncer de colo do útero. O mês inteiro é dedicado a discussão do assunto, levando informação e conscientizando a população mundial, especificamente as mulheres.
A história do movimento começou na década de 1990, nos Estados Unidos, quando as primeiras ações de conscientização sobre o câncer de mama foram organizadas. No Brasil, o Outubro Rosa foi celebrado pela primeira vez em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, e logo a campanha foi abraçada por todo país.
A Faculdade Soberana também está comprometida com esse movimento, que é internacional, e que se intensifica em outubro para que mulheres possam fazer o autoexame, e assim ter maiores chances de diagnósticos precoce do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, estima-se que em 2024 ocorram 73,6 mil novos casos, com um risco de 66,54 casos por 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, a incidência aumenta progressivamente após essa idade, com um crescimento mais acentuado a partir dos 50 anos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 17% desses casos podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
A Importância do Autoexame de Mama no Outubro Rosa
Confira como é realizado o autoexame:
É importante pontuar que autoexame é um meio de notar qualquer alteração nas mamas, axilas e pescoço, mas que não substitui a mamografia.
A campanha do Outubro Rosa é, hoje, um exemplo de como a união de forças pode fazer a diferença na saúde pública e na vida de milhões de mulheres ao redor do mundo. Durante todo o mês de outubro a Soberana promove ações de prevenção e cuidado, como palestras, workshops, orientações em ações sociais e na clínica de enfermagem.
É um mês em que unimos esforços para salvar vidas, promovendo uma cultura de prevenção e cuidado contínuo com a saúde feminina.