O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela Faculdade Soberana em apoio à campanha Setembro Amarelo.
A Faculdade Soberana por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, realizou na última quarta-feira (4), no prédio principal da faculdade, a palestra “Ame-se! Sua vida tem valor” com o objetivo de promover a conscientização dos alunos, colaboradores e comunidade sobre importância da saúde mental e prevenção ao suicídio.
O suicídio e a saúde mental em foco no Setembro Amarelo
O suicídio é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, e a promoção do diálogo sobre saúde mental é crucial para reduzir esse número. Ao criar momentos de educação e suporte, a Faculdade Soberana busca sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, oferecendo ferramentas para identificar sinais de risco e orientar sobre como buscar ajuda. Ações como essas são essenciais para quebrar tabus, reforçar a empatia e promover o cuidado integral com a saúde mental.
Segundo o Dr. Júlio César, médico psiquiatra e palestrante convidado, com base na OMS, de 2000 à 2019 a taxa mundial de suicídio teve um crescimento de 23%. Isso significa que essas mortes em ascensão podem ser evitadas, com base na observação de comportamentos; mudança de rotina. Por isso o alerta para importância da interação no núcleo familiar, e o cuidado com o outro.
Um ponto importante que fez parte da discussão da palestra é a atenção para o cuidado em rede, que segundo Marianna Almeida, psicóloga e docente da Soberana, é uma ferramenta que envolve política públicas, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além hábitos saudáveis com ralação a alimentação e momentos de lazer.
Há uma série de fatores atrelados ao índice de mortes desta natureza, e não é uma tarefa fácil identificar pessoas que tendem ter a ideia-ação do suicídio, por isso a importância de falar sobre, principalmente, por deixar evidente que é urgente falar de saúde mental. A produtividade em acesso é um recorte que pode desencadear sobrecarga emocional: “A lógica da produtividade traz efeitos muito negativos para o nosso emocional”, comentou Marianna, pontuado a necessidade de lazer e diversão do indivíduo, como mecanismo de diminuição da sobrecarga emocional.
![palestra na faculdade soberana sobre o setembro amarelo e prevenção ao suicídio](https://blog.faculdadesoberana.com.br/wp-content/uploads/sites/11/2024/09/IMG_9750-Custom.jpg)
Durante todo o ano a Soberana promove ações de escuta e acolhimento, em setembro reafirma o compromisso com a saúde mental por meio de ações, dedicadas à prevenção ao suicídio, em apoio à campanha do Setembro Amarelo. A programação inclui palestras com especialistas, workshops interativos e ações sociais, proporcionando um espaço seguro para discussão e conscientização sobre esse importante tema, sempre com a iniciativa do colegiado de psicologia.